Controle de estoque

O controle de estoque físico e fiscal é uma prática base da logística na qual se deve prestar muita atenção. Seu objetivo é deixar registrada a quantidade de mercadorias disponíveis no armazém e, no âmbito fiscal, entender o quanto isso significa ao ser convertido em dinheiro. Para isso, realiza-se a administração da entrada e saída dos produtos do armazém. Essa atividade ajuda a otimizar os gastos das empresas, aumenta sua produtividade e evita a escassez de produtos.

Aqui na Nest, temos algumas estratégias para realizar a gestão do seu estoque da maneira mais adequada, analisando questões como o giro dos produtos, a variação do preço destes, se são perecíveis ou não, entre outras características.

A primeira é por FIFO (first in, first out ou primeiro a entrar, primeiro a sair), que usa a ordem cronológica de chegada dos produtos para guiar a ordem de saída deles: o que está armazenado há mais tempo é expedido primeiro. Nessa lógica, há menos chance de que os produtos fiquem deteriorados, além de aumentar a circulação deles.

A segunda é por FEFO (first expired, first out ou primeiro a vencer, primeiro a sair), que leva em conta a data de validade das mercadorias. Nesse caso, os itens mais próximos da data de expiração são despachados antes, independente de quanto tempo ficaram armazenados. É ideal quando se trata da armazenagem de produtos químicos e medicamentos, por exemplo.

A estratégia LIFO (last in, first out ou primeiro a entrar, primeiro a sair) é adequada quando o preço de uma mercadoria está no seu auge, pois despacha primeiro os itens que chegaram por último. Produtos sem data de validade também podem seguir tranquilamente com essa lógica de gestão.

Além disso, utilizamos também o lote e número de série dos produtos para realizar o seu controle. Essa prática está relacionada às datas de fabricação e validade dos itens, dados que são determinantes para a sua divisão. O número de série tem, entre suas vantagens, a facilidade de rastreamento das mercadorias, uma característica sempre bem vinda no controle de estoque.