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Rastreabilidade de produtos

Como a sua empresa garante o controle de todo o processo desde a fabricação do produto até a entrega para o consumidor final?

Compreender essas informações podem trazer informações extremamente relevantes para a sua organização. E é essa a função da rastreabilidade de produtos: conectar todas as cadeias de suprimento, entender as origens, as etapas de produção, logística e intervenções realizadas ao longo desse processo.

Ela surgiu da necessidade em conhecer a origem e a localização dos produtos em toda a cadeia logística. Seu principal benefício é garantir a transparência em todo o processo, pois qualquer colaborador da área pode ter acesso às informações e checá-las de forma ágil e rápida.

A rastreabilidade atende as demandas exigentes dos consumidores e garante que o produto chegará com a qualidade desejada e o nível de confiança construído na relação com os clientes.

Ela pode ser feita de diversas formas e diferentes referenciais: matéria-prima, produção ou local de entrega final. Tecnologias como código de barras, identificação por radiofrequência e número de série podem auxiliar nessa rastreabilidade.

Caso deseje otimizar ainda mais os processos, a integração à emissão de notas fiscais para agilizar as operações contábeis também pode ser realizada.

Ao conhecer todo o histórico do produto, falhas podem ser evitadas, como os recalls que afetam a reputação das marcas. E mesmo em casos de recall, o processo de convocação é muito mais rápido quando a empresa possui uma rastreabilidade de produtos que fornece dados seguros e informações precisas.

Os processos logísticos contam com o auxílio da tecnologia para simplificação e para ganhar estratégia e reconhecimento no mercado. Quem investe em soluções inovadoras ganha destaque em relação à concorrência por ter uma gestão organizacional e contribui para uma gestão integrada — que facilita a tomada de decisões.

Como o produto passa por diversas etapas, a relação com os fornecedores também é fundamental para garantir que não haja desencontro de informações. Uma boa relação garante a eficiência e qualificação dos produtos.

A rastreabilidade de produtos também afeta o consumidor final, pois ele pode conhecer no momento de venda todo o caminho do produto e informações técnicas como: certificações, avaliações e curiosidades

Os varejistas conseguem acompanhar as informações de qualidades dos produtos e, por meio disso, melhorar o relacionamento com o consumidor final pela construção da confiança.

Se você já aplica a rastreabilidade de produtos no seu negócio, quais são os ganhos obtidos desde a implementação? E se ainda não aplica, não deixe de conferir mais informações sobre como transformar a sua gestão organizacional.