Blog

Terceirização logística: o que levar em consideração?

A terceirização logística vem ganhando mais espaço a cada dia no mercado atual. Se pensarmos na necessidade constante de atrelarmos vantagens para consumidores e empresas, já era de se imaginar que isso viesse a acontecer.

Em meio a períodos de crise, com aumento de custos por parte das organizações, o uso de estratégias eficientes para a redução de gastos se confirmou como imprescindível para a permanência das companhias no mercado.

Como funciona na prática?

Essa terceirização nada mais é do que colocar em prática um trabalho que consiga unir forças. Seria como dividir responsabilidades com parceiros, delegando tarefas àqueles que se especializaram em determinadas atividades – no caso da logística, estas vão desde o armazenamento de produtos até o transporte de matéria prima, elementos e mercadorias, passando, também, pelo controle dos estoques. 

Pré-requisito primordial para que o modelo de compartilhamento seja satisfatório é o engajamento dos envolvidos. O provedor de logística deve funcionar como um parceiro estratégico, agregando tecnologia e inovação.

Quem contrata o serviço, porém, precisa ter em mente sua importância para um fluxo evolutivo sem ruídos. Informações ofertadas de maneira ampla e correta se tornam condição básica necessária ao desempenho da atividade.

 

Leia mais:

Entenda o que é logística colaborativa

A logística inteligente na otimização de recursos

Boas práticas para gestão de estoque

 

Vantagens

Destacamos abaixo alguns dos principais benefícios quando tratamos dessa junção de forças:

Mais qualidade no serviço

Quando o foco está direcionado exatamente à atividade daquela empresa, a tendência é que processos funcionem mais rápida e precisamente. O ciclo efetivo possibilita que gestores envolvam-se cada vez mais com ferramentas estratégicas, a fim de melhorar serviços e produtos.

Equipamentos eficientes

Com equipamentos específicos para armazenagem e transporte, os parceiros especializados facilitam o trabalho das empresas contratantes, que evitam custos com, por exemplo, a compra e manutenção dessas máquinas.

Conhecimento específico

Quando essas parcerias são firmadas, alia-se a necessidade do contratante ao know-how sobre processos daqueles cuja atividade é específica em determinada área. 

Assim, pode-se utilizar esse conhecimento em benefício de ambos: dos que detém o saber específico, podendo constantemente aprimorá-lo, e daqueles que estão completamente voltados a essa especificidade. 

Processos simplificados

É fundamental para qualquer corporação a economia de tempo e dinheiro. Com a terceirização da logística a empresa consegue um controle reduzido de custos e trabalho da atividade compartilhada.

Custo minimizado

Esse pode ser o principal fator de motivação na procura por parceiros especializados em serviços logísticos. A possibilidade de transformar custos fixos em variáveis certamente é um dos maiores atrativos.

Seria a associação tendo custo extras, por exemplo, somente quando de fato seu produto for vendido.

As perdas também podem ser diminuídas quando falamos de armazenamento apropriado e de um controle sistemático de sua produção. 

Tais práticas podem possibilitar até uma folha de pagamentos mais realista e menos inflada, objeto de busca constante pelos empresários.

 

Diante disso, a consolidação da satisfação e fidelização de clientes e parceiros é notória. 

A Nest trabalha desenvolvendo processos e habilidades para o sucesso de seu negócio.

Conheça mais do nosso trabalho e não deixe de nos seguir nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn)!