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Como os processos logísticos impulsionam o omnichannel

Você já ouviu falar da expressão omnichannel? Ela é uma estratégia que se baseia no uso de diversos canais — online ou offline — de forma conectada para aprimorar as experiências dos consumidores.

Ela surgiu da necessidade e desejo do público em ter comodidade no momento da compra. Você já pesquisou preços de produtos pelo celular dentro das lojas físicas? 

O consumidor pode estar em uma loja física e abrir o aplicativo da marca para conferir o valor de algum produto no celular e concluir a venda com a opção de receber a entrega em casa.

Embora sejam diferentes canais, eles conversam entre si e, em alguns momentos, o consumidor pode não perceber essa transição entre o que é online ou offline. Essas opções diversas de compra e relacionamento são mandatórias para a empresa conseguir um bom posicionamento no mercado.

Por ser uma estratégia relativamente nova, as marcas que já praticam conseguem ganhar um destaque e trabalhar melhor a relação com os consumidores.

Como o omnichannel tem o objetivo principal de melhorar a experiência dos clientes, a empresa também pode ser impactada pelas melhorias nas áreas de serviços, vendas, fidelidade e reputação da marca.

Essa integração entre os diferentes canais é um desafio para as empresas. Embora haja muitos investimentos em marketing e comunicação, a grande responsável pela boa experiência é a logística.

Os processos logísticos contemplam diversas etapas e são: relação com os fornecedores, fábricas e centros de distribuição, gerenciamentos de estoques, distribuição das frotas, relacionamento com os clientes, organização dos pedidos e etc.

Antes de aplicar a técnica somente porque ela é uma tendência, estude o que o seu consumidor realmente precisa e realize uma etapa de cada vez para garantir a mensuração e o controle de todo o processo.

A logística também deve estar preparada para todas as mudanças que essa estratégia traz para a rotina da empresa com as múltiplas opções de compra e a possibilidade de exponenciar ainda mais as receitas.

Um dos principais benefícios é a redução dos custos operacionais a médio e longo prazo, com integração entre os processos e a capacidade de fornecer feedbacks mais ágeis para os clientes.

Você já possui ou pretende implementar a estratégia de omnichannel? Tenha consciência que, embora ela dependa muito do serviço de atendimento ao cliente, a logística é a responsável por concluir a jornada de compra do consumidor em qualquer meio — online, offline ou em ambos.

Oferecer uma experiência marcante para os consumidores em toda a jornada garante a fidelização da marca e a possibilidade futura de recomendação para amigos e família.