Blog

Inteligência Artificial na Logística

Garantir a eficiência em todos os processos da cadeia logística, gerenciar estoque e acompanhar as entregas podem ser ações que nem sempre são interligadas. Além de gerar gargalos nos processos, elas são um desafio para os players que desejam permanecer no mercado.

Até 35% dos custos totais de uma empresa são representados pela logística, além das tributações que podem variar entre cidades e estados. É fato: os processos nunca precisaram ser tão otimizados para garantir a sustentabilidade do negócio e a eficiência em todas as pontas dessa cadeia precisam ser o destaque para a empresa conseguir competir com os concorrentes.

Além das tecnologias existentes, a Inteligência Artificial (IA) e a automação de processos ajudam na tomada de decisões com a visualização de variáveis que ocorrem com frequência no Brasil e impactam diretamente no negócio:

  • Clima;
  • Fatores externos — greves, protestos e manifestações;
  • Aumento no preço dos combustíveis.

Ao citar esse tipo de tecnologia, ela pode parecer uma realidade distante para muitos empreendedores; porém, com sua popularidade, ela pode atender todos os tipos e tamanhos de empresas.

Para aplicá-la em seu negócio, alguns elementos básicos devem ser considerados: dados e informações sobre o negócio, infraestrutura da computação e desenvolvimento dos algoritmos.

A Inteligência Artificial pode ser utilizada para monitorar todo o processo: desde a venda do fabricante e da indústria para o distribuidor até o consumidor final. Por meio das análises, é possível encontrar pontos de melhoria, criar algoritmos para evitar atrasos, perdas e criar recomendações de novas estratégias.

Com o monitoramento de saída dos pedidos, é possível preparar o estoque para grandes datas comemorativas com os produtos de maior demanda e criar novas oportunidades de negócio com o aumento da receita.

A automação pode ser empregada principalmente para os caminhões. Com um sistema de leitura de placas, consegue-se visualizar a carga, o tipo de caminhão para monitorá-lo durante a entrega e verificar se há multas em tempo real.

A tecnologia ganha cada vez mais adeptos e acessibilidade no mercado. A Inteligência Artificial e a automação trazem recursos para simplificar a gestão, diminuir as falhas, melhorar todo o processo de logística, reduzir os gastos, dar à equipe o poder de decisão e garantir a satisfação do consumidor!