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Impulsione o seu e-commerce em datas comemorativas

Com a crescente no número de ofertas, o acesso à internet e a comodidade, a compra em e-commerces entrou na rotina dos brasileiros e tornou-se uma preferência.

Segundo o E-Commerce Brasil, 74% dos brasileiros preferem comprar no ambiente online do que em lojas físicas. A prova dessa preferência é o crescimento dos números no setor, onde o volume de vendas deve atingir R$ 79,9 bilhões nesse ano; 16% a mais em relação a 2018.

Grande parte desse faturamento anual ocorre em datas comemorativas, onde registra-se um pico de procura por produtos e vendas. O Dia das Crianças registrou um aumento nas vendas de 3,1% em comparação ao ano passado e é o maior faturamento em datas comemorativas nesse ano, de acordo com a Boa Vista — Administradora de banco de dados.

As lojas dedicam cada vez mais esforços para as datas, visto que é uma oportunidade de alavancar as vendas e fidelizar o público. Para conseguir um aumento nas vendas, o planejamento vai muito além de alterar o valor de um produto; o plano deve abordar desde a área de marketing até como a logística conseguirá atender as demandas extras.

Um bom planejamento ajuda a ter controle sobre os investimentos e como as equipes estão preparadas para cada data comemorativa, onde não é necessário a organização parar as atividades de rotina para focar em algo urgente.

Com a realização do planejamento, as empresas conseguem:

  • Definir as campanhas de marketing segmentadas para cada data;
  • Realizar os investimentos necessários para atingir o público-alvo;
  • Preparar e organizar o estoque para as demandas;
  • Estreitar parcerias com os fornecedores para promoções e condições especiais de logística;
  • Otimizar o site para garantir uma boa experiência do usuário;
  • Personalizar o site de acordo com cada data comemorativa.

Embora as datas comemorativas apresentam essa crescente, não é necessário que você participe de todas as datas; foque somente em períodos que façam sentido para o seu segmento.

Exemplo: Se você comercializa roupas adultas, não é necessário fazer promoções para o Dia das Crianças.

Datas Comemorativas

Confira quais são as datas mais importantes para o e-commerce:

Dia do Consumidor

Por ser uma época fraca de vendas, o Dia do Consumidor foi criado para aumentar as vendas no primeiro trimestre do ano. Ainda que seja uma data relativamente nova no Brasil, as lojas aproveitam para fidelizar os clientes com promoções atraentes.

Dia das Mães e Dia dos Pais

Com as mães e os pais cada vez mais tecnológicos, quem os presenteia sente a necessidade de procurar mais sobre os seus gostos e interesses e a internet pode ser uma grande aliada na escolha do presente.

Essas datas são tão importantes que, na maioria dos anos, só perdem em número de vendas para a Black Friday e Natal.

Dia dos Namorados

As expectativas aumentam a cada ano nessa data e pode ser a hora de diferenciar na escolha do presente. Empresas de viagens, restaurantes e itens de decoração podem ser os maiores beneficiados desse dia.

Por muitas pessoas terem o tempo disponível para compra somente após a data, pode ser válido o teste de estender a promoção além da data específica.

Dia das Crianças

Uma das principais datas pode ser esquecida por grande parte das lojas, mas não deveria ser subestimada, pois o seu crescimento só aumenta com o passar dos anos.

Essa comemoração é a chance das lojas apostarem em campanhas de marketing divertidas e interagirem com o público. A logística de entrega não pode ter falhas, pois o público infantil é ainda mais exigente.

Black Friday

Ainda que recente, a Black Friday, que chegou ao Brasil em 2010, ganhou rápida adesão e movimenta todo o mercado nacional, gerando expectativas dos consumidores por boas promoções a cada ano.

Na maioria das lojas, quase toda a variedade de produtos está disponível nas promoções, diferente de outras datas onde somente alguns itens específicos são dedicados. Portanto, o planejamento — principalmente de logística para entrega — é fundamental para garantir o sucesso das ações.

Natal

A importância do planejamento se reflete principalmente nessa última data. Por ser uma data próxima à Black Friday, se a loja não estiver com os processos alinhados e o estoque abastecido, as vendas para o Natal podem não corresponder às expectativas.

Os itens mais procurados nessa época são eletrodomésticos, perfumaria, moda e acessórios.

As datas comemorativas são grandes oportunidades de aumentar as vendas no seu e-commerce. Com a seleção das datas que se adequam ao seu negócio, inicie o planejamento para 2020 e boas vendas!